Mala de bagagem para viajar de avião. Fique de olho na mala!

mala de bagagem - viajante colorido

Como está a preparação da sua mala de bagagem para viajar?  Quer saber qual a “mala perfeita” para a sua viagem? Veja bem, estamos falando de outro tipo de mala agora, tudo bem?

Antes de mais nada, chegou a data da sua tão esperada viagem, horas de pesquisa na “internet” para aproveitar todos os detalhes do seu momento “diva”.

Chegou a hora do hecklist dos itens que não podem faltar na sua viagem e chega a hora de arrumar a mala de bagagem.

Você está fazendo isso certo? Está levando a mala perfeita?


Sua mala vai ser sua companheira durante toda a sua viagem, para armazenar tudo aquilo que você vai precisar. Além disso, você irá usar pra colocar as “comprinhas” que você vai fazer nas cidades que vai visitar.

Veja em qual perfil você se encaixa na hora da mala de bagagem

Existem vários tipos de malas e agora também, vários perfis e regras para a mala de bagagem na sua viagem de avião, impostas pelas companhias aéreas.

Já foi o tempo que viajar cheio de roupa e, ao mesmo tempo, pertences pessoais era uma coisa fácil. Hoje se tornou uma coisa muito restrita e muitas vezes, cara também. Mas vamos falar um pouco dos perfis de viajantes e veja em qual você se encaixa.

Mochileiro – Mala de bagagem compacta

mala de bagagem - mochileiro - viajante colorido

Pra quem tem espírito aventureiro, nada melhor que um mochilão como esse da foto, que cabem somente o necessário. Suas roupas, um notebook ou tablet, itens de sobrevivência e higiene pessoal, com o mínimo de peso possível.

Esse tipo de mala de bagagem é pras pessoas que vão caminhar bastante, que não gostam de gastar seu dinheiro com táxi.

Pros viajantes que dormem em hostel ou fazem couchsurfing e não têm espírito acumulador, e, ao mesmo tempo, levam somente aquilo que é fácil de carregar.

Se você vai pra uma viagem para comprar tudo que vê pela frente, esse tipo de bagagem não é adequado pra você.

  • Ponto positivo: esse tipo de mala tem divisão do peso da bagagem, muitos compartimentos para deixar tudo separadinho e o mais organizado possível.
  • Em seguida, um ponto negativo: a segurança, pois, se precisar despachar e colocar um cadeado, não ficará tão seguro com suas coisas.
    Mas, em contrapartida, é muito fácil de ser levada como bagagem de mão, dependendo do peso que está sendo transportado.

Turista Tradicional


Em seguida, se gosta de um pouco mais de conforto, vai se hospedar em hotel, mesmo que seja econômico e não vai precisar dividir quarto com muitas pessoas.

Esse tipo de mala de bagagem é recomendada para você que não dispensa pegar um táxi ou um Uber do aeroporto pra chegar na hospedagem.

Ou mesmo que vá de metrô, ou ônibus, mas, em outras palavras, não gosta de carregar peso.

mala de bagagem - turista tradicional - viajante colorido

Um ponto positivo é que se você comprar um jogo da mesma marca, então, pode levar uma dentro da outra, ficando sempre com a maior vazia pra arrasar nas compras e a menor com os seus objetos que serão usados durante a viagem.

O importante é que algumas coisas sejam notadas ao comprar tipo de mala:

  • Verifique se possui rodinhas e se elas são resistentes, com uma boa mobilidade.
  • Se sua mala quebrar durante a viagem, você possivelmente vai abandonar ela no hotel e ter uma despesa que não estava nos seus planos, comprando outra. Geralmente as rodinhas são as primeira coisa que quebram nesse tipo de mala.
  • Em seguida, vale a pena investir um pouco mais em uma amiga que vai te acompanhar em várias viagens e não somente em uma ou duas.
  • Logo depois, veja se ela vem com trava ou senha, dessa forma você não precisa se preocupar com cadeados, nem em comprar e nem em perder os mesmos.
  • Perder o cadeado da sua bagagem pode significar você ter que danificar a coitada pra ser aberta.
  • Bem como, as malas com segredo, geralmente já tem um sistema caso precise ser aberta durante o processo de segurança no aeroporto, evitando que a mesma seja danificada caso tenha que ser aberta pela polícia.

Turista VIP, acumulador de milhas ou superstar

mala de bagagem - popstar - viajante colorido

Brincadeira à parte, se você é aquele turista que gosta de conforto, que juntou suas suadas milhas pra viajar de classe executiva (hoje é muito mais possível que antes, não é só pra milionários).

Esse tipo de viajante, tem uma franquia de bagagens grande no seu voo e, ao mesmo tempo, vai ter um transporte melhor do aeroporto para o seu hotel.

Esse pode ser o seu tipo de mala de bagagem perfeita.

Mais algumas dicas, pra todos os tipos de viajantes:

  • Nunca despache valores, como joias, remédios e câmeras, carregue-os na mala de mão. As companhias aéreas não se responsabilizam por esse tipo de objetos.
  • Em seguida, Verifique peso e medidas determinados pelas companhias aéreas
  • Logo depois, fique atento à sua franquia de bagagens, informada quando você compra a sua passagem.
  • Além de ser falta de educação com os outros passageiros que necessitam de espaço para acomodar as suas bagagens nos compartimentos do avião.
  • finalmente, arrasa na fitinha do Bonfim, adesivos e penduricalhos, para identificar sua bagagem. Sempre vai ter uma igual à sua na esteira de rolagem. 
ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)  – para sua bagagem.

Esperamos que tenha gostado, compartilhe, deixe seus comentários, conte sua historinha aqui embaixo, a gente adora!

Logo após, dica útil, é caso sua bagagem seja extraviada, o que fazer se isso acontecer?

Dicas para sua viagem:

Descontos