Destinos NOTÍCIAS

Como tirar seu passaporte? O Viajante Colorido te ajuda.

Ainda não tem passaporte?

Isso é inadmissível hoje, amgx! Estamos vivendo em uma época que é super simples e barato fazer uma viagem pra fora, todo dia tem uma promoção de companhia aérea pra Europa e você fica de fora por não ter esse documento super importante pra quem ama viajar! É mais simples do que você imagina.

O Viajante Colorido vai te ajudar em um passo a passo pro mundo abrir as portas pra você tá bom?

Vamos lá então:

Primeiro passo – Documentação necessária.

Reuna todos antes de iniciar o processo, você já estará com 50% do caminho andado, ok?

*documento de identidade (RG), carteira funcional reconhecida pela lei federal (se tiver), carteira de habilitação (se tiver), certidão de casamento (se for casado). Se você tiver um passaporte anterior ou vencido, deixa ele separadinho também.

*título de eleitor e os dois últimos comprovantes de votação (você achava que eles não serviam pra nada né?). Se você não tiver esses papéizinhos, vá até o cartório eleitoral do seu bairro e solicite uma declaração de que você está em dia com suas obrigações eleitorais.

*CPF (se for apresentar “CNH” ou “RG” que já tenha o número não é necessário levar), documento de quitação dos serviços militares (para quem se alistou, porém para os homens é obrigatório).

*se for gringo, o certificado de naturalização do país.

*não precisa mais levar foto.

Segundo passo – Formulário na Polícia Federal

Agora é um passo muito importante, onde você vai preencher a sua documentação na Polícia. Fique atento para não errar nenhum dado, cconfira sempre antes de prosseguir, ok?

Entre nesse link: Polícia Federal

No menu direito, você vai clicar em “REQUERER PASSAPORTE”

Irá aparecer essa tela, pra que você preencha com os seus dados:

Você deve preencher todos os campos obrigatórios e após sempre prosseguir para a próxima aba.

Após o preenchimento, é hora de você escolher ainda quer comparecer para a entrega de documentos e retirada do passaporte:

 

Terceiro passo – Pagamento da GRU e agendamento

Terminou de preehcer tudo? Agora é hora de você desembolsar seu rico dinheirinho.

Gere  boleto, hoje o valor é de R$257,75, um pouco maior que ano passado, porém o passaporte novo é valido por 10 anos. Se você pensar nisso não vai achar tão caro. O comprovante de pagamento deve ser apresentado junto com a sua documentação, no dia da entrega.

Olha como é a GRU:

 

Quarto passo – Comparecimento ao posto da Polícia Federal

Na data agendada, você vai comparecer ao posto que escolheu co todos os seus documentos (relacionados acima) e o comprovante de pagamento e agendamento. Lá eles vão colher suas digitais, tirar sua foto (vai bem elegante, você vai aparecer nessa foto pelo mundo todo por dez anos!). Feito isso, só aguardar o prazo de aproximadamente sete dias (eles já vão te informar a data na hora), pegar o protocolo e aguardar.

 

Quinto passo – O mundo está aberto pra você!

Retire o seu novo melhor amigo e arrasa nesse mundo!

 

Algumas dicas valiosas:

  • Não se renova passaporte, se tira um outro novo. Se o seu estiver próximo ao vencimento, já pode providenciar a documentação toda de novo.
  • Alguns países só deixam você entrar se o passaporte tiver validade de 03 a 06 meses (cada país tem uma regra) após a sua data de retorno, se atente a isso. Não deixe seu passaporte vencer, NUNCA.
  • Alguns países exigem visto de entrada, sempre que quiser viajar pra algum lugar, pesquise direitinho antes.
  • Alguns países exigem a vacina contra Febre Amarela com um certificado de validade internacional (não adianta tomar no posto de saúde). Não adianta você tomar na hora de ir viajar, ela tem que ser tomada pelo menos dez dias antes do seu embarque. Se você estiver de bobeira, vá até o aeroporto e peça pra aplicar. Não é cobrada e vale por dez anos.No dia em que for tomar, não esqueça de levar seu passaporte para que eles colem e carimbem o certificado internacional da vacina.

 

Gostou? Super fácil né? A partir de hoje, ninguém mais sem passaporte valido, ok?

Esperamos ter ajudado você. Deixe seus comentários pra gente, tudo bem?

Beijos,

Viajante Colorido

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Roberto Caravieri

Robba Caravieri , Consultor de viagens e aprendiz de publicitário. Colaborador/proprietário do Viajante Colorido - O maior portal LGBT+ do Brasil.

Add Comment

Click here to post a comment