Viagem com animais. Quais são as regras?

viagem animais - viajante colorido (1)

Vai fazer uma viagem com animais? Quer levar seu bichinho de estimação na sua viagem? Vamos te contar aqui quais são as regras e o que você pode fazer para sua viagem ficar mais fácil, e do seu cão ou gato, também!

Do contrário que muitos viajantes pensam que para viajar com seus animais basta chegar no aeroporto com eles na casinha e embarcar. Alguns pensam até que é preciso comprar uma passagem pro bichinho, mas não é bem assim.

Existem algumas muitas exigências para levar um cão ou gato pra viajar e elas têm que ser seguidas pra que seu passeio não se torne uma grande dor de cabeça.

Como fazer uma viagem com animais (com seu cão ou seu gato)

Por outro lado, fazer uma viagem com animais é uma tarefa muito complexa. Mas é muito possível.

Então, nem sempre você tem com quem deixar seu bichinho ou mesmo você faz questão de que ele viaje com você. É preciso se planejar, pois existem exigências das companhias que operam no Brasil para isso acontecer.

Ainda existem também o pagamento de algumas taxas burocráticas.

Primeiro passo

A primeira coisa é que você garanta o conforto do seu animal e que vá adaptando ele a ficar na casinha (que se chama “kennel”). Nunca vai ser cem por cento agradável pros animais, mas muito necessário.

O primeiro passo que você deve fazer é checar tanto com a companhia aérea quanto com seu veterinário, todas as vacinas e medicações que seu bichinho precisa tomar, tudo isso seguido de comprovantes pra você apresentar na hora do seu embarque.

Fazer uma viagem com animais é mais burocrático do que as pessoas imaginam e, em simultâneo, você tem que garantir que ele chegue bem no destino.

Documentação para viagem com animais

Você deve iniciar esse processo com no mínimo um mês de antecedência à sua viagem para ter tempo de resolver tudo com muita tranquilidade.

O primeiro passo vai ser procurar uma casinha confortável, em que o animal consiga dar uma volta nela sem dificuldades. Veja sempre as especificações de tamanho junto à companhia aérea.

O próximo passo serão as vacinas, todas documentadas, por exemplo, a antirrábica que é exigida que tenha sido aplicada entre 30 dias e no máximo um ano antes da viagem.

Antes da viagem

Primeiramente, passado o período de adaptação do seu bichinho com a casinha, que talvez seja a mais importante de todas, pra ele viajar minimamente confortável, você deve:

Em seguida, faça a checagem novamente com o veterinário com a carteira de vacinação e atestado de saúde.

Faça a viagem com seus animais limpinhos e com unhas cortadas, para que ele se sinta bem e não se machuque no trajeto.

No dia da viagem leve ele pra passear e fazer suas necessidades, ainda antes de embarcar, também é o recomendado.

Deixe um tapete higiênico na casinha caso queira fazer as necessidades.

Como proceder com os animais durante a viagem

Pouco antes de viajar, saiba o que se passará com seu animal:

A princípio, se ele viaja com você na aeronave, deve ir embaixo do seu assento. Se ele vai ao porão (animais maiores), fique tranquilo, pois, a casinha é presa e o local tem luz. E ele também não é levado por esteiras no aeroporto.

Para consultar as viagens com animais nas companhias aéreas

Na Gol Linhas aéreas

Com a Latam

Finalmente, com a Azul Linhas Aéreas

Em contrapartida, o que tem que se levar em conta pra fazer uma viagem com animais é que você precisa garantir o conforto e a segurança do seu pet, para ocorrer tudo bem e que não aconteçam imprevistos, tanto para quem viaja quanto para o animalzinho.

Simultaneamente com os outros passageiros da aeronave ou que estejam no porão da aeronave, até mesmo na cabine, isso quando a companhia permite mais de um animal por voo.

Assim também, você vai viajar tranquilamente e ainda fazer com que seus animais, pecinhas importantes da vida de qualquer dono, chegue no seu destino seguro para curtir a viagem junto com você.

Gostou de saber um pouco mais sobre como fazer uma viagem com animais? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais ou mesmo com quem precisa dessas informações.

Se precisar deixa um comentário aqui embaixo, que teremos o maior prazer em te responder.

Boa viagem (igualmente para você e pro seu pet)!

Outras informações úteis

Bagagem de avião – Dicas de ouro para entender!

Franquia de bagagem Gol

Como comprar franquia de bagagem da Latam?

Dicas para sua viagem:

2 respostas

  1. É recomendado dar algum medicamento para acalmar o animal durante a viagem? No meu caso eu tenho um gato que tem trauma de transport…ele vomita, faz cocô, passa mal. É bem estressante. Dopar ele seria a solução?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descontos