Trilhas em praias brasileiras que você precisa fazer em 2022

trilhas em praias - viajante colorido - capa

As trilhas em praias brasileiras, são excelentes para quem quer conectar com o meio ambiente e, ao mesmo tempo praticar algum esporte, elevando os benefícios das duas práticas.

O Brasil é um país riquíssimo em belezas naturais, abrigando as mais diversas alternativas de lazer para quem quer manter o contato com a natureza.

A boa notícia é que nosso país conta com diversas trilhas em praias e roteiros que valem a pena explorar, seja sozinho ou com os amigos e, quando falamos em praias, são milhares de quilômetros litorâneos.

Sendo assim, pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre trilhas em praias brasileiras que você precisa fazer em 2022. 

1. Trilhas Costa Verde e Mar, Itajaí, Santa Catarina

Itajaí é uma cidade que vem se desenvolvendo cada dia mais. Com economia baseada principalmente na pesca, abrigando o segundo maior complexo portuário do país, ela vem se destacando também quando falamos de turismoe trilhas em praias.

Com belezas naturais incríveis e alta qualidade de vida, muitas pessoas procuram uma imobiliária em Itajaí a fim de instalar-se de vez na região.

Falando em natureza, Costa Verde e Mar é uma iniciativa que promove o turismo na região norte de Santa Catarina, abrangendo cidades como:

  • Itajaí
  • Balneário Camboriú
  • Piçarras, Camboriú
  • Bombinhas
  • Itapema
  • Ilhota
  • Navegantes
  • Penha
  • Porto Belo

Sendo assim, existem mais de 10 opções de trilhas entre as cidades e são ideais para quem planeja passar alguns dias por aqui.

Além disso, para quem gosta de ciclo turismo, o roteiro completo possui mais de 200 km de percursos disponíveis nas 10 cidades da região. 

2. Bonete, Ilhabela, São Paulo 

trilhas em praias - viajante colorido

Bonete é um verdadeiro tesouro escondido de Ilhabela, considerado uma das trilhas em praias mais bonitas de todo o Brasil.

Contudo, para chegar até ela é necessário enfrentar uma caminhada de cerca de 15 km de extensão por uma trilha bem sinalizada, que dura entre 3 a 5 horas.

O passeio, como já deu pra perceber, é indicado para aqueles que gostam de um clima mais rústico e selvagem. Já para quem não quer se desgastar, é possível chegar até o local de barco. 

3. Praia do Sono, Ilha Grande, Rio de Janeiro

Ilha Grande é um dos lugares mais paradisíacos e bonitos do Brasil, com trilhas em praias incríveis e que conquistam a todos os visitantes.

A Praia do Aventureiro é a mais famosa, cartão-postal da Ilha, visto que possui um coqueiro tombado, areias branquinhas e águas transparentes em tons de azul.

É possível chegar até aqui por uma trilha, sendo necessário pegar a rota T9, que conecta Provetá até o Aventureiro. Com cerca de 3 horas de duração, a trilha é indicada para quem tem bom preparo físico. 

4. Travessia da Ponta da Joatinga, Paraty, Rio de Janeiro

paraty - trilhas em praias - viajante colorido

Contudo, Ponta da Joatinga é uma península localizada em Paraty, no sul do Rio de Janeiro, que vai até a Vila de Laranjeiras, perto de Trindade.

O percurso é realmente incrível, passando por montanhas, praias desertas, cachoeiras e uma grande área de Mata Atlântica preservada e protegida. A travessia pode durar até três dias, visto que são mais de 20 quilômetros de trekking de grau moderado a difícil.

Contudo, o esforço com certeza vale a pena, passando ainda por praias como Martim de Sá e Ponta Negra, além da famosa Cachoeira do Saco Bravo. 

5. Trekking do Descobrimento, Bahia

Em seguida, com lugares paradisíacos para se explorar, a Bahia com certeza é um destino que merece sua visita. O trekking do Descobrimento é uma das travessias mais bonitas do litoral brasileiro, passando pelo sul do estado.

Ela se inicia em Cumuruxatiba e termina em Trancoso, trilhas em praias, passando por lugares incríveis, como as falésias laranjas da Barra do Cahy, Caraíva, etc.

Contudo, para explorar todas essas belezas, é importante ter um bom condicionamento físico, visto que são cerca de 80 km percorridos em 5 dias de caminhada. 

6. Trilha da Lagoinha Leste, Florianópolis, Santa Catarina

Logo depois, a Praia Lagoinha Leste em Florianópolis é um lugar incrível para quem preza por sossego e quer fazer trilhas em praias.

Suas águas esverdeadas e areia praticamente deserta, são um convite para passar o dia relaxando e se conectando com a natureza ao redor. O acesso até ela é relativamente difícil, visto que é possível somente por meio de uma trilha de cerca de 1 hora e meia em meio à mata.

O percurso começa a partir do sul da Praia do Matadeiro e, aqueles que já fizeram a caminhada, garantem que o esforço vale muito a pena. 

Então, agora que você conhece algumas das melhores trilhas em praias brasileiras, já pode escolher qual fazer primeiro.

Lembre-se de ter um bom planejamento, além de contar com a ajuda de guias especializados dependendo do nível de dificuldade, para fazer suas trilhas em praias.

Dessa forma, além de garantir maior segurança durante o trajeto, você também terá a melhor experiência, visto que o guia possui conhecimento sobre a área e pode indicar as formas de melhor aproveitá-la. 

Faça um planejamento, para viajar nos feriados de 2022!

Dicas para sua viagem:

Descontos