Quais são as tecnologias presentes nas roupas de ciclismo? Turismo de aventura!

roupas de ciclismo - viajante colorido

Quer saber quais são as tecnologias encontradas nas roupas de ciclismo? Gosta de turismo de aventura?O ciclismo é a modalidade de se locomover através da bicicleta, tanto para lazer como para competições. 

A prática surgiu no século XIX na Inglaterra e é considerado hoje uma das formas mais saudáveis e ecologicamente corretas de locomoção, sem falar dos benefícios para a mente e para o corpo. 

O ciclismo também é um dos esportes mais competitivos da sociedade, com grandes campeonatos como “Mountain Bike” Internacional e até mesmo Olimpíadas. 

Mas, engana-se quem pensa que andar de bike não requer nenhum tipo de atenção diferenciado ou que é apenas uma tarefa simples.

Para que a performance e desenvolvimento do ciclista em cima da bicicleta seja ainda melhor e mais segura, foram criadas ao longo dos anos, roupas próprias para essa modalidade. 

Tais roupas para ciclismo são diferenciadas porque abarcam tecnologias específicas que suprem a necessidade dos amantes de aventura sob duas rodas. 

Este artigo vai te apresentar as tecnologias presentes nas roupas de ciclismo e como fazer para escolher a roupa ideal para praticar esse esporte. Gosta de turismo de aventura?

Como surgiram as roupas de ciclismo?

As roupas de ciclismo são feitas para dar segurança, conforto, flexibilidade e aerodinâmica aos atletas. Elas foram criadas por na década de 70 e trazidas ao Brasil, já em 1980. E não parou mais. 

Conforme os anos foram passando, as roupas foram se tornando ainda mais resistentes e específicas para a prática desse esporte. 

Hoje, existem tecnologias de ponta que permitem um aperfeiçoamento ainda maior das vestimentas que auxilia no aumento da performance do ciclista. 

Mas, afinal, que tipo de tecnologia existem nessas roupas?

Hoje, as roupas para ciclismo possuem tecnologia que proporciona os seguintes fatores:

  • troca térmica;
  • em seguida, antiatrito;
  • logo depois, é muito importante a elasticidade;
  • bem como, a proteção contra agentes biológicos;
  • forro resistente;
  • acessórios de iluminação.

Todas essas tecnologias reunidas trazem ao ciclista segurança maior e uma performance de velocidade e movimento ainda melhor.

Por isso, saiba agora o que cada item confere ao atleta:

Troca Térmica

As roupas responsáveis por manter a temperatura corporal em ordem, possuem forros especiais por dentro capazes de resfriar a pele quando necessário e manter o calor ideal do corpo. Isso faz, ao mesmo tempo, com que o ciclista não se preocupe com eventuais problemas causados pelo clima. 

Antiatrito

Os tecidos presentes em tais roupas também são encarregadas de evitar que surjam feridas na pele devido o atrito entre o corpo e o pedal ou da virilha com o selim. 

Isso faz com que não haja, então, nenhum tipo de desconforto ou problemas maiores como irritação e alergia na pele.

Boa elasticidade

Para pedalar da forma certa, é necessário que as roupas tenham boas elasticidades e compressão. Isso porque o movimento dos pedais requer uma flexibilidade grande comparado a outros esportes. 

Sendo assim, vestimentas mais duras e rígidas não permitem essa liberdade de movimento. 

Outro ponto importante é que os tecidos compostos nas bermudas ou macaquinhos de ciclismo feminino, estimula a compressão do sangue nas pernas, fazendo com que haja uma circulação sanguínea adequada para realizar os movimentos dos pedais.

Proteção contra agentes biológicos

Você já imaginou que as roupas que você usa podem ajudar na sua saúde? No caso do ciclista, isso é bem comum. 

Acontece que existem tecnologias nas roupas de ciclismo que ajudam a não proliferar microbactérias, fungos ou ácaros, fazendo com que as roupas durem mais e que não afetam a pele do atleta. 

Forro resistente é necessário nas roupas de ciclismo

Os forros nos tecidos das roupas de ciclismo são extremamente importantes. Isso porque eles precisam ser resistentes à atritos e também possuir “hidrofilicalidade”. 

Quanto menos a sua pele tiver contato com o suor, menos você terá problemas com irritações e lacerações. 

Acessórios de iluminação nas roupas de ciclismo

As cores das camisetas ou macaquinhos de ciclismo, por exemplo, são fortes e chamativas para que o ciclista fique visível sob os pedais. 

Isso em áreas urbanas é fundamental. Algumas roupas também vêm com suporte para iluminação de led, o que ajuda na identificação dentro das estradas.

É possível encontrar a roupa de ciclismo ideal?

Sem sombra de dúvidas, a roupa de ciclismo ideal é aquela que fica mais confortável em você e que proporciona movimentos mais precisos durante as pedaladas. 

Agora que você já sabe quais são os tipos de tecnologias necessárias para estas vestimentas, certifique-se de que as roupas que você adquirir possuem essas características. Você pode, então, analisar na ficha técnica antes de comprar o produto. 

Fique atento à segurança, sempre!

Mas nunca se esqueça de que essas tecnologias são importantes para a segurança do ciclista acima de tudo. Não usar ou trocar essas roupas por outras que são apropriadas, vão causar danos à sua ou, ao mesmo tempo, te colocar em risco de acidentes. 

Leia também: Viagem de fim de semana

Dicas para sua viagem:

Descontos