15 passeios para você fazer na África do Sul

passeios na áfrica do sul - viajante colorido

Já pensou em fazer sua próxima viagem e muitos passeios para a África do Sul?

Primeiramente, atrações para curtir são faltarão. Sua variedade de culturas, a vida selvagem, as paisagens de tirar o fôlego e suas belas praias atraem turistas de todo o mundo a cada ano.

Os altos padrões das estruturas, o risco muito baixo (ou zero) de contrair malária e a excelente segurança que o país oferece fazem da África do Sul um país muito atraente, até mesmo para passar uma lua de mel.

Listamos para você 15 lugares incríveis para fazer passeios na África do Sul, que farão você sonhar em viajar para este belo país.

Você está pronto? Então, vamos começar!

 1- Rota das Flores de Namaqualand

namaqualand - passeios na áfrica do sul - viajante colorido
Veja pela foto se vale a pena visitar Namaqualand

Em primeiro lugara, Namaqualand é uma vasta área árida que se estende até a fronteira com a Namíbia.

É precisamente lá que na primavera (especialmente entre agosto e setembro) a natureza aflora. Isso porque mais de 4000 espécies de flores florescem nesse período, transformando essa enorme extensão em um mar colorido de flores.

Excursões, passeios de bicicleta ou caminhadas pela natureza são as principais atividades para passar um dia delicioso cercado pela natureza.

2- Hermaneus

Em seguida, Hermaneus, a menos de 2 horas da Cidade do Cabo, é, ao mesmo tempo, o lugar mais famoso da África do Sul para observação de baleias entre junho e setembro.

Águas rasas e protegidas atraem baleias do sul que migram para esta área para acasalar e se reproduzir.

Os numerosos telescópios e os bancos posicionados na longa caminhada no penhasco permitem que você aproveite ao máximo esse show.

Contudo, as excursões de barco que o aproximam muito desses grandes mamíferos são uma pedida interessante para uma experiência emocionante.

É um dos passeios na África do Sul que valem muito a pena de serem feitos.

3- Montanhas Drakesberg

drakesberg
Fazer trilhas e escalar Drakesberg

Logo depois, Drakesberg é a cordilheira mais alta da África do Sul e oferece algumas das paisagens mais impressionantes do país. Alguns picos atingem até 3000 metros ou mais.

Sobretudo, o nome vem do holandês e significa “montanhas do dragão”. Paisagens incríveis tornaram Drakesberg um lugar bem famoso. Para os amantes de trekking, por exemplo, essas montanhas são um verdadeiro paraíso, ou seja, você pode até ver a arte rupestre muito antiga.

A formação geológica é uma das características geográficas do norte de Drakenberg, então, considerada um dos mais impressionantes muros rochosos do planeta.

4- Parque de Kgalagadi

Esta área desértica localizada no norte da África do Sul, na fronteira com o Botsuana, tem paisagens únicas.

Em uma sucessão de dunas de areia vermelha, o Kgalagadi é uma terra de migração de animais, como gnus, gazelas, leões e leopardos, para citar apenas algumas espécies. Além disso, você poderá ver algo raro: o leão com a juba negra. 

Passar a noite em pousadas nesta região é um pouco caro, mas vale a pena. Fazer safaris a pé ou de jipe, visitar o centro cultural de artesanato e observar as estrelas são algumas das atividades lideradas por guardas florestais especializados que você poderá fazer.

5- Estuário Santa Lúcia

O estuário de Santa Lúcia, na parte nordeste do país (na área de Durban), foi o primeiro local na África do Sul a ser considerado patrimônio mundial.

Lar de mais de 800 hipopótamos, mais de 1000 crocodilos e muitos outros animais, como rinocerontes, leopardos e aves de todos os tipos, o estuário de Santa Lúcia oferece experiências inesquecíveis.

Entre as várias possibilidades, recomendamos que você explore o estuário de barco ou dirigindo seu carro pelos caminhos laterais. É impossível não mencionar a possibilidade de fazer excursão de caiaque no rio (para os mais aventureiros).

6- Cavernas Cango

Essas belas formações subterrâneas de cavernas têm 20 milhões de anos e atraem muitos turistas.

Existem ainda muitos cantos secretos para explorar nas camadas de rocha que compõem as Cavernas de Cango.

Você pode visitar as Cavernas de Cango no modo padrão, fazendo uma simples caminhada ou, se você estiver pronto para o desafio, fazer o passeio de aventura. Você passará por passagens estreitas de alguns centímetros para ter uma experiência emocionante. Certamente não é para qualquer um!

7- Município de Soweto

A melhor maneira de entrar em contato com a cultura sul-africana é visitar um município. É lá que o coração da “real” África do Sul ainda bate forte.

Soweto, a poucos quilômetros a oeste de Joanesburgo, é a cidade mais famoso. Lá, você pode conhecer de perto a história do Apartheid e, entre os pontos turísticos, também conhecer a casa de Nelson Mandela, usada como museu.

8- Blyde River Canyon

Os pontos de observação no Blyde River Canyon – a mundialmente famosa Janela de Deus – permitem que você admire a incrível beleza do terceiro canyon mais alto do mundo. Você só precisará percorrer a Rota do Panorama e parar nos pontos de interesse ao longo do caminho.

O Blyde River Canyon, localizado na região de Mpumalanga, é famoso pela vegetação subtropical exuberante que a cobre e pelas cachoeiras muito altas localizadas na região.

Se você gosta de trekking, certamente existem excelentes passeios pela natureza, sendo uma ótima maneira de apreciar a beleza do Canyon.

9- Ilha Robben

A Ilha Robben definitivamente vale a pena ser visitada se você quiser entender a história recente da África do Sul.

Patrimônio da UNESCO, é precisamente na Ilha Robben que Nelson Mandela passou 17 anos na prisão. Um símbolo da luta contra o apartheid sul-africano (muitos ativistas foram presos lá) e, atualmente, um museu ao ar livre.

A 40 minutos de balsa da Cidade do Cabo, a excursão à Ilha Robben está entre os passeios mais solicitados pelos turistas. Reserve com antecedência, caso contrário você não encontrará um lugar!

10- Península do Cabo da Boa Esperança

 Você certamente já ouviu falar do Cabo da Boa Esperança, não é?

Impossível não visitar a península do Cabo, o local que separa as águas frias do Oceano Atlântico das águas mais quentes do Oceano Índico.

Entre falésias, praias isoladas e pequenas aldeias, o Cabo da Boa Esperança, com seu farol histórico, tem vista para os dois oceanos.

11- Parque Nacional dos Elefantes Addo

passeios na áfrica do sul
Uma foto do Parque dos Elefantes

O Addo Elephant National Park está localizado perto de Port Elizabeth, na costa sudeste da África do Sul.

Este parque, que está entre os maiores do país, é, então, famoso pela grande quantidade de elefantes que hospeda e por sua beleza inigualável. 

Não apenas elefantes, é claro, mas também zebras, girafas, rinocerontes e muitas espécies de pássaros. Em 2004, um grupo de leões e hienas também foi levado para lá.

12- Rota do Jardim

Logo após, a Rota dos Jardins é uma estrada particularmente única na África do Sul. Estende-se desde a Baía Mossel até o Rio Storms, passando por pequenas cidades entre a Cidade do Cabo e Port Elizabeth.

Dirigir na estrada do jardim é uma experiência muito interessante. A rica e variada vegetação, os lagos e lagoas espalhados pela costa e, ao mesmo tempo, as maravilhosas cidades encontradas ao longo do caminho tornam essa viagem na estrada a mais memorável da África do Sul.

13- Table Mountain

passeios na áfrica do sul - table mountain - viajante colorido
É simplesmente incrível visitar Table Mountain

Logo após, a cerca de 1000 metros de altura, a Table Mountain é uma das coisas mais interessantes para ver na África do Sul e um dos símbolos da Cidade do Cabo.

Você pode chegar ao topo através de uma espécie de bonde ou, ao mesmo tempo, caminhando.

Do alto, a vista de 360 graus é espetacular: aos seus pés, os edifícios da Cidade do Cabo, enquanto a famosa Ilha Robben fica ao norte. Para o sul e oeste, no entanto, você terá uma bela vista do imenso oceano Atlântico.

14- Cidade do Cabo

Em seguida, a “cidade mãe” da África do Sul é certamente um dos principais lugares para se fazer passeios e visitar na África do Sul. Localizada na parte sul do país, Cape Town é o principal destino turístico. Fácil de entender o porquê!

Localizada entre Table Bay e Table Mountain, a Cidade do Cabo tem uma excelente localização para visitar toda a Península do Cabo, o vale Winelands e muitas praias, por exemplo, a Boulders Beach, a praia de pinguins.

Uma cidade multicultural, moderna, animada e, por último, mas não menos importante, cheia de atrações históricas. 

15- Parque Nacional Krugher

Logo depois, mais um dos passeios na África do Sul, uma imensa faixa de terra que se estende ao longo da fronteira entre África do Sul, Moçambique e Zimbawe, coberta de savana e arbusto.

O Parque Nacional Krugher é o parque de safári mais popular da África do Sul. 

As inúmeras estradas pavimentadas e de terra fizeram dele o parque mais famoso para ver os leões, rinocerontes e todos os outros animais, dirigindo seu carro ou, por exemplo, participando de uma excursão organizada.

Você ficou mais interessado, então, em conhecer a África do Sul?

Leia também, o que é ser nômade.

Contudo, não se esqueça que para viajar com segurança é necessário contratar um seguro viagem. Acesse aqui e saiba como obter o seu!

Dicas para sua viagem:

Descontos