Paella – A história e seus ingredientes

paella - viajante colorido

Paella, a história e seus ingredientes – Você já deve ter ouvido falar sobre a Paella, um prato tradicional espanhol que conquista todo o mundo e que é muito consumido por todo o território espanhol, certo? Uma comida da cozinha afetiva da Espanha.

Vamos dizer pra você a origem dessa receita, te mostrar uma receita de paella e os ingredientes e também sobre a importante “paellera” ‘item’ essencial para você executar e servir esse prato maravilhoso.

A Paella é definitivamente o prato mais importante da culinária espanhola e foi inventada em Valência.

E não acredite se disserem o contrário e também se estiver em Valência nunca duvide disso para não gerar um conflito com as pessoas de lá.

O que é a Paella e quais seus ingredientes?

O jeito correto de pronunciar seu nome é “PAÊIA” e não “PAEJA” pelo menos aqui nas terras espanholas, certo?

A Paella é um conjunto de culturas e é muito consumido em quase todo canto da costa mediterrênea e também tem peculiaridades de onde está sendo feita, mas a original mesmo é de Valência, onde você pode encontrar em todo lugar e muita gente vai pra lá pra saborear esse prato de sua maneira original.

Ela surgiu como uno século XV que trabalhavam nas lavouras e executavam essa receita com base em: arroz, azeite de oliva e sal.

Com esse mexido de arroz, eram posteriormente incluídos outros ingredientes durante o preparo como as carnes de caça, legumes de época e o açafrão que é retirado das flores e joga a cor na receita da paella e enriquecendo o visual da paellera.

Os frutos-do-mar começaram a ser incluídos quando a receita alcançou o litoral e chegou pertinho do mar.

A origem do nome Paella

O nome Paella vem do latim Patella que era uma bandeja usada na Roma antiga onde as pessoas faziam oferendas às suas entidades e deuses nos seus rituais.

Outros estudiosos dizem que a palavra surgiu quando os lavradores voltavam para casa e faziam a receita para suas esposas, ou seja: “para ellas” na língua espanhola.

A paella é um prato de festa, usada em comemorações e é feita em casamentos, aniversários, festas, feriados e também uma receita de final de semana pra ser deliciada por toda a família, por ser um prato muito grande.

Com o passar dos tempos foram surgindo novas variedades do prato, como a “paella a marinera” feita com peixes e frutos-do-mar, a “paella mixta” que leva os frutos-do-mar e carnes e a “paella negra” feita com a tinta da lula.

Existe também uma receita de paella feita com macarrão, que se chama “Fideuà” (macarrão por aqui se chama fideo)

Mas como assim, Paella com macarrão, tá certo esse ingrediente?

Sim. Dizem que o Fideuà surgiu acidentalmente, pois em um lindo dia, alguns pescadores por não terem o arroz, colocaram esse macarrão fininho na paella.

E assim nasceu o fideuà, sendo um prato bem tradicional por aqui também viu?

O fideuà é servido de forma muito comum por aqui nos menús de almoço e é bem gostoso e muito consumido por aqui, pelo menos em Barcelona que é onde eu vivo.

E não estranhe se você ver mais alguma receita diferente, pois dize que hoje, existem mais de 1000 receitas diferentes de paella e ingredientes.

Como é feita a Paella?

Vamos falar aqui da forma tradicional e original de fazer uma paella, que é ao ar livre, em fogo de lenha para ser cozida lentamente e longe da cozinha.

A Paella era originalmente feita somente por homens e dizem que a receita só era dividida entre eles de geração para geração, mas penso que já chega disso né?

Quando os camponeses não tinham lenha para fazer uma paella, eram usadas cascas de árvores diversas o que acrescentava ao prato um perfume ainda maior, de árvores laranjeiras e de outras frutas.

A única coisa que ainda faz parte dessa tradição é a paellera. Vamos falar dela.

A Paellera

É uma frigideira para preparar a paella, larga e rasa.

O esquema era fazer a paella e dividir como se fosse uma pizza em pedaços riscados triangulares, conforme o número de pessoas presentes.

A paellera tem os seguintes tamanhos: 25cm para servir de 2 a 3 pessoas, 30cm pra servir de 3 a 5 pessoas, 35 cm para servir até 6 pessoas e assim por diante. Existem paelleras imensas que servem 40, 50 pessoas. 

paella ingredientes
Antecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Uma paellera, pode ser encontrada facilmente por aqui e é um ítem razoavelmente barato e essencial em quase toda casa espanhola.

Receita de PaellaIngredientes e preparo

Agora eu vou ensinar para você uma das receitas de Paella, pode tentar aí e mandar uma foto pra gente após você fazer, combinado?

Os ingredientes variam, claro de lugar pra lugar e tem coisas que não podem ser achadas facilmente no Brasil, mas adapte e se divirta na cozinha, é uma terapia e vai ser muito divertido, eu tenho certeza!

paella ingredientes
Antecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Deliciosa Paella e seus ingredientes visivelmente frescos…

Paella – Ingredientes

  • 1 kilo de arroz daqueles redondinhos ou especial pra paella
  • 2 kilos de carne de frango
  • Pimentões a gosto
  • 400g camarões
  • 300 grama de lulas cortadas em aro
  • Mexilhões
  • 300g de tomate
  • 2 xícaras de ervilha
  • páprica à vontade
  • louro à vontade
  • azeite de oliva à vontade
  • açafrão ou algo que dê um colorido ao prazo
  • 3.5l de água

Preparo – Paella, ingredientes.

Leve ao fogo a paellera com o azeite e, quando estiver bem quente, junte o frango já picado.

Refogue a carne até dourar levemente.

Coloque o tomate descascado, descaroçado e esmagado juntamente com os pedaços de pimentão, durante 7 a 8 minutos.

Depois da carne dourada e começar a formar um molho, coloque sal, moderadamente e cubra com água quente para começar a cozinhar. O cozimento você pode controlar do seu gosto.

Depois de cozida a carne vocè pode adicionar os mexilhões e o arroz junto com o restante dos temperos e ingredientes.

Dez minutos antes do arroz estar cozido, você pode adicionar as lulas e os camarões para que cozinhem e incorporem o sabor do seu prato.

No final de tudo, você pode enfeitar o seu prato com camarões, pimentões e o que mais você desejar e deixe descansar por uns 6-10 minutos pra incorporar todos os dsabores e aromas. Sirva.

Claro, essa receita é minha, é o jeito que eu faço a paella aqui em casa e você pode adaptar como eu te disse lá em cima. Importante seguir a receita e os ingredientes pra sua paella.

paella ingredientesAntecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Antecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Antecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Antecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Paella – Pode ser comprada como comida de rua na Espanha

Gostou desse artigo? Após fazer a sua Paella usando todos os ingredientes que citamos, conta pra gente aqui nos comentários?

Dicas para sua viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descontos

Posts recentes