Onde fica Amsterdam, o que fazer e dicas para visitar!

onde fica amsterdam - viajante colorido

Onde fica Amsterdam? O que fazer por lá?

Aqui, você vai saber tudo isso e ainda conferir 20 razões para visitar a cidade de Amsterdam. Aliás, a cidade é um sonho de viagem para muitos brasileiros.

Mas o que a maioria não sabe, é a cidade ser uma das que mais possuem passeios turísticos, e experiências únicas ao redor do mundo!

A querida “Veneza do Norte”, apelido carinhoso dado a Amsterdam, acomoda dentro de si, muitas histórias tristes e felizes, que ajudaram a construir a Amsterdam e a Holanda que conhecemos hoje. 

Enfim, uma atmosfera holandesa que reúne calmaria, extravagâncias e legalizações, que você só encontra por lá.

Selecionamos 20 razões para visitar Amsterdam, mas temos certeza que existem muitos outros, e você descobrirá quando estiver andando por suas ruas e arquiteturas históricas, datadas do século XVI!

Onde fica Amsterdam?

Amsterdam é uma das cidades mais incríveis, cheia de cultura, e mais culturais de todo o mundo., e muita gente pergunta onde fica Amsterdam, embora pareça uma pergunta boba.

Você vai ver ruas e canais como esses em toda a parte em Amsterdam

Amsterdam fica em qual país?

Mas, afinal, você sabe onde fica Amsterdam e quais as melhores dicas do que na cidade?

A cidade de Amsterdam é a capital da Holanda, ou dos Países Baixos. Ao mesmo tempo, a cidade tem cerca de 1,3 milhão de habitantes. O idioma falado é o dutch (holandês).

Clima em Amsterdam

Tanto Amsterdam quanto o restante da Holanda, tem um clima mais frio, porém com altas temperaturas no verão. A melhor época para visitar a cidade é a primavera, pois as flores recheiam e enfeitam toda a cidade.

Está indo para Amsterdam e quer ter liberdade e facilidade para conhecer todas as nossas dicas? Veja vários passeios em Amsterdam!

20 razões para visitar Amsterdam. O que fazer em Amsterdam?

Abaixo, você confere, em detalhes, cada um dos principais motivos para visitar Amsterdam. Você vai ver o que fazer em Amsterdam, onde fica o melhor da cidade e muito mais:

Conhecer a história de Anne Frank

Então, vamos começar a lista com uma das razões mais conhecidas para visitar Amsterdam: conhecer a história de Anne Frank.

Se você é apaixonado por história, sabe que Amsterdam teve papel fundamental na vida de Anne Frank durante o holocausto na Segunda Grande Guerra. 

A cidade abrigou muitos judeus durante as perseguições nazistas e, nesse cenário, Anne era uma criança de família judia, que escreveu toda a sua história em diários.

Em Amsterdam, você pode conhecer a casa de Anne Frank. Além disso, também pode visitar o museu que foi construído ali, cheio de artefatos, objetos e história. 

Sem dúvida, a experiência é realmente incrível, e pode ser bem chocante para pessoas mais sensíveis, valendo muito a pena conhecer.

Apreciar a arquitetura

Uma das partes mais fascinantes de Amsterdam, e da Holanda como um todo, sem dúvida, é a arquitetura única do país.

As ruazinhas são bem estreitas e as casas também, além de serem tortas. E uma curiosidade é que, andando pela cidade, você pode encontrar algumas das menores fachadas de todo o mundo.

Isso acontece, pois, durante o século XVI, aplicava-se os impostos conforme as fachadas da casa (sua largura), o que fazia com que os moradores optassem por construir casas mais finas e mais altas.

As ruazinhas são bem estreitas e as casas tortas são o símbolo da cidade

Mas, além da arquitetura das casas e bairros, Amsterdam é uma cidade que possui mais de 1000 anos de história. E isso está estampado em suas esquinas, e na parte central também.

Você pode apreciar de arquitetura medieval, renascentista e moderna, que se unem para montar a paisagem do local.

Consumir arte. O que fazer em Amsterdam

Outro ponto forte de Amsterdam, é a arte contemporânea e a arte moderna. Na cidade, você pode visitar vários institutos culturais, como a FOAM, e diversas galerias pequenas que ficam espalhadas por ali.

Considerando o tamanho da cidade, é incrível como Amsterdam possui um número gigante de artistas inovadores. Aliás, alguns dos grandes nomes que viveram ali, foram Vincent van Gogh e Johannes Vermeer.

Fazer os passeios de bicicletas

Basta uma busca bem rápida no Google Photos, para se deparar com uma rua de Amsterdam com bicicletas estacionadas.

As bicicletas fazem parte da cultura local, e são um dos motivos pelos quais você deve ir a Amsterdam. Para se ter uma ideia, o número de bicicletas na cidade hoje, já superou o número de humanos, e a cidade é totalmente adaptada para o ciclismo.

Desse modo, você consegue visitar vários pontos turísticos da cidade e várias atrações de bicicleta. Aliás, é possível alugá-las em diversos pontos. Inclusive, existem opções de tours por Amsterdam feitos totalmente com bicicletas.

Passear no Mercado de Flores

Você, provavelmente, já viu o Bloemenmarket em alguma foto, ou em algum filme que se passa em Amsterdam.

O mercado de flores da cidade é um ótimo passeio para se fazer. Aliás, vale frisar que esse é o único mercado de flores flutuantes do mundo. 

mercado de flores - onde fica amsterdam
Você pode comprar sementes e bulbos para levar para casa, no Mercado de Flores

O lugar é perfeito para conhecer em qualquer período do ano, e a estrutura de foi antigamente mantida, onde, por exemplo, as barracas ficavam aguardando para serem abastecidas pelos barcos.

Os canais de Amsterdam. Onde fica Amsterdam e dicas do que fazer

Não é à toa que Amsterdam recebe o apelido de Veneza do Norte. Veneza é uma cidade cheia de canais, por onde passam os barcos, e igualmente é Amsterdam!

Os canais de Amsterdam sem dúvidas são a atração da cidade!

São mais de 100 km de canais na cidade, e cerca de 90 ilhas. Hoje, os canais de Amsterdam fazem parte do patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, desde o ano de 2011.

Um ótimo passeio é fazer uma viagem de barco pelos canais, bem como aproveitar para apreciar as casinhas finas e tortas da paisagem.

Se impressionar com as casas barco

Por possuir tantos canais, não é difícil encontrar em Amsterdam as chamadas Casas Barco, que nada mais são do que casas montadas dentro de barcos.

Esses barcos ficam ancorados nos canais da cidade de forma permanente, e os turistas podem alugá-los para se hospedar durante os seus dias em Amsterdam. 

É uma experiência realmente bem diferente, que te permite voltar anos atrás na história, e experimentar um estilo de vida exótico.

Degustar vários tipos de cervejas

Ah! Esse motivo você, sem dúvida, você já conhece, principalmente se for um apreciador de boas cervejas.

A Holanda é um dos países que mais exportam cerveja para o mundo, e fundou grandes marcas que conhecemos e apreciamos aqui no Brasil, como a Heineken, de 1873. 

Amsterdam é um copo cheio para quem ama as cervejas!

Lá em Amsterdam, por exemplo, você pode participar da Heineken Experience, um passeio bem interativo e divertido.

Ademais, existem várias cervejarias espalhadas pela cidade que vendem cervejas artesanais com sabor único holandês, e que você só pode encontrar por ali. Por isso, não deixe de fazer um tour pelos barzinhos, e achar uma cerveja para chamar de sua.

Provar o melhor da gastronomia

Em seguida, outro ponto alto de Amsterdam é a sua gastronomia. A cidade é conhecida pelas suas comidas deliciosas, como poffertjes, pequenas panquecas, acompanhadas de manteiga derretida e açúcar de confeiteiro.

Para o almoço, um Bitterballen com cerveja cai muito bem. Esse prato se assemelha muito a uma almôndega frita, ou croquete, com uma casquinha crocante e carne macia por dentro.

E o Stroopwafel, que você também não pode deixar de experimentar. Esse doce é feito com camadas de massa recheadas com xarope ou caramelo, muito gostoso e uma ótima aposta para o café da manhã.

Veja mais sobre o que comer em Amsterdam

Comemorar o Dia do Rei

Se você quer ir para Amsterdam em uma época festiva, recomendamos o mês de abril. No dia 27 de abril, comemora-se o Koningsdag, que é a comemoração mais feliz de todo o ano para o povo.

Neste dia, comemora-se o aniversário do Rei, e todos se vestem de laranja para festejar. As ruas ficam lotadas e muito coloridas, e festas acontecem por todos os cantos de Amsterdam.

O dia do rei em Amsterdam é certamente uma das datas mais importantes do ano

Visitar os Museus de Amsterdam

Como comentamos, apesar de ser uma cidade alto astral e muito feliz, Amsterdam é cheia de histórias, e todas elas estão estampadas em seus museus.

O disputado Van Gogh Museum

Existem museus de todos os tipos, desde museus históricos até o Museu de Arte de Van Gogh, ou o Museu das Tulipas, e o Museu dos segredos das Luzes Vermelhas (que trata sobre a prostituição na cidade).

Portanto, vale super a pena separar alguns para incluir no seu roteiro por Amsterdam, e conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura da cidade.

Van Gogh

Esse é um motivo para visitar Amsterdam para os amantes da arte. Van Gogh viveu em Amsterdam, e a sua história está guardada para sempre nas galerias e museus.

Na Praça dos Museus, você pode acessar o Museu Van Gogh, onde estão expostos mais de 500 desenhos, 200 quadros e várias cartas escritas por Van Gogh. É a maior coleção das obras primas desse artista ao redor do mundo.

Parques

Amsterdam é uma cidade urbanizada por natureza. Uma curiosidade sobre ela é que, praticamente, todos os bairros ficam a pouquíssimos passos de algum parque.

E o centro de Amsterdam é cercado pelos chamados cinturões verdes, como o Vondelpark, o Westerpark e o Plantage.

Tem muitos parques espalhados pela cidade

No total, são mais de 30 parques espalhados por toda a Amsterdam, que você pode aproveitar para fazer uma pausa nos passeios e apreciar a natureza, tirando belas fotos ou fazendo um piquenique.

Queijos

Talvez você não saiba desse fato, mas Amsterdam é inundada de lojas de queijos, perfeitas para você experimentar, e levar para apreciar com um bom vinho no final da noite.

A Holanda é uma fabricante de queijos maravilhosos!

A Holanda como um todo, é muito conhecida pela produção de queijos, de todos os tipos e formatos.

Tamancos holandeses

Logo depois, esse motivo você pode estranhar um pouco, mas, assim que chegar em Amsterdam, tudo ficará mais claro!

Os tamancos são um charme a parte de Amsterdam, e você pode encontrá-los em diferentes formatos, espalhados por toda a cidade. 

É possível comprar lembrancinhas ou aproveitar os tamancos gigantes, para tirar fotos divertidas de recordação.

onde fica amsterdam
Você pode levar um par de tamancos holandeses como souvenir!

Tulipas de Amsterdam

Ao chegar a primavera, a cidade fica cheia das tulipas!

Amsterdam é famosa mundialmente por suas tulipas, pois elas estão presentes no dia a dia e na cultura do povo local.

Durante o século XVII, ocorreu a época do Tulip Mania na Holanda, onde a demanda por essas flores cresceu absurdamente. Aliás, para se ter noção, uma tulipa chegou a custar 10 anos de salário de um artesão.

Vida Noturna

Sem dúvida, esse ponto com certeza não poderia ficar fora da lista das 20 razões para visitar Amsterdam.

A vida noturna em Amsterdam é incrível, e muito peculiar. Em qualquer lugar, você pode apreciar bons drinks, cervejas, e encontrar lugares animados, assim como muitas festas e shows que acontecem constantemente por lá.

A cidade é uma das mais famosas mundialmente quando o assunto é vida noturna, pois oferece experiências de todos os tipos.

Por isso, é bom guardar um pouco da sua energia durante o dia, para aproveitar melhor as energias das noites holandesas.

Red-Light District

Red Light District - Onde fica Amsterdam
O Red Light District de longe, pois, não pode ser fotografado!

Aqui está um passeio somente para maiores de 18, e para quem quer conhecer um dos lados mais diferentes e exóticos de Amsterdam.

O Red Light District, conhecido internacionalmente, é uma espécie de bairro que existe desde o século XIV. Lá, você encontra vitrines com mulheres se exibindo, empresas que fazem parte da indústria do sexo e prostituição legalizada.

Mas não tente tirar fotos do local, pois a segurança ali é bem rígida. Contudo, você pode entrar no bairro, e passar para conhecer sem problemas.

As casas de canábis

Casa de Canabis - Onde fica Amsterdam
Mesmo que você não vá consumir, vale a pena conhecer um coffee-shop em Veja onde fica Amsterdam

Em Amsterdam, a canábis já é legalizada há alguns anos, e muitos turistas aproveitam para conhecer um pouco mais desse produto.

Pois, ao contrário do que muitos pensam, a legalização da maconha em Amsterdam não foi somente no fumo. Na verdade, é normal encontrar opções de bolos de maconha, cookies de maconha e chá maconha para vender.

Enfim, existem algumas lojas especializadas só nesses produtos, e você pode entrar para verificar a infinidade de pratos e produtos que são feitos com a maconha.

Moda vintage

Por fim, dentre as 20 razões para visitar Amsterdam, não podemos deixar de fora quem ama moda. Amsterdam é cheia de brechós e boutiques, que vendem muitas peças de moda vintage, e que é sucesso ali na região.

Ainda assim, se você também é um apreciador da moda holandesa, vale a pena passar nessas lojas para levar algumas peças para casa.

Gostou de conhecer onde fica Amsterdam e as dicas? Saiba mais sobre o Aeroporto de Amsterdam!

Dicas para sua viagem:

Descontos