O que é ser nômade digital?

o que é ser nômade digital - viajante colorido

Quanto mais temos oportunidade de aprender e experimentar esse universo online, mais descobrimos o quanto se dá para fazer com ele. Atualmente é possível viver trabalhando como nômade digital em praticamente qualquer área profissional.

O que é ser nômade digital?

Bem como o termo já diz, “nômade” significa: “que ou o que não tem habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar, ger. em busca de novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estava  (diz-se de indivíduo, povo, tribo etc.), que ou aquele que não tem casa ou não se fixa muito tempo num lugar; vagabundo, vagamundo, errante.

O nômade digital é a pessoa que, da mesma forma, não tem a obrigatoriedade de se manter no mesmo lugar por muito tempo, pois toda sua vida está no ramo digital. Isso acontece porque a pessoa trabalha de uma forma que permite que ela possa viajar quando e por quanto tempo quiser.

Importante

Saber diferenciar, pois, existem profissões que permitem que o funcionário trabalhe de casa, mas ele não tem autonomia para viver viajando se quiser. Nesse caso o que ele faz é home office.

Também existem funcionários que trabalham para empresas e viajam de tempos em tempos, mas esse também não é o estilo de vida de um nômade digital. Na realidade, a possibilidade de viver em qualquer lugar do mundo a qualquer momento e poder mudar de endereço quando quiser que torna a pessoa uma nômade digital. 

Atualmente centenas de profissões permitem esse formato de trabalho, já que a facilidade da internet permite que estejamos sempre conectados.

Vantagens de ser um nômade digital:

Muitas pessoas começam a se interessar por trabalhar como nômades digitais pois veem nesse ramo a possibilidade de trabalhar a hora que quiser, de onde quiser e por quanto tempo quiser. 

Você faz seus próprios horários:

É importante saber que existem metas a serem cumpridas e tarefas diárias a serem feitas. Mas fora isso, o seu trabalho depende somente de você! Então assim que terminar suas tarefas você está livre para sair, explorar a cidade, tirar folga.

Você tira folga quando quiser:

Da mesma forma que você pode trabalhar quando quiser, isso também vale para folgas.

Se você acordou um dia da semana com dor de cabeça ou tem alguma consulta médica, ou mesmo um cano estourou na sua casa, você pode simplesmente folgar nesse dia e resolver suas pendências do serviço depois (desde que arque com as responsabilidades e avise aos clientes e chefe!)

Você pode se mudar quando quiser: 

Uma das grandes vantagens é essa, poder mudar de cidade (ou até mesmo de país, por que não?), quando bem entender.

Quem é nômade digital adquire uma liberdade gigante por trabalhar dependendo apenas de si mesmo, podendo estar em qualquer lugar do mundo a qualquer hora. Importante ressaltar que, quando houver mudança de fuso horário você também precisa contatar seus clientes, chefe e afins, para que eles saibam à que horas você estará disponível para atendê-los.

Mas se você pensa que tudo é perfeito, deve pensar também nos contras desse estilo de vida e mensurar se essa forma de viver se adequa a sua realidade:

Desvantagens de ser um nômade digital:

Não são muitas, eu confesso, mas ainda assim são muito relevantes e devem ser levadas a sério na hora de pensar em largar tudo e viver por aí. 

Instabilidade:

Infelizmente, para um nômade digital, na maioria dos casos, há muita instabilidade. Principalmente para quem trabalha com projetos ou serviços. Se ocorrem períodos de escassez, automaticamente seu salário fica comprometido.

Por isso é muito importante ter uma boa organização financeira e saber guardar seu dinheiro muito bem! Assim, se acontecer algum imprevisto, você tem uma reserva mensal.

nômade digital

Férias: 

Diferentemente da maioria dos empregos normais, o nômade digital não recebe salário quando está de férias. Até porque: sem trabalho, sem dinheiro. 

Portanto, além de guardar dinheiro para o futuro, também é importante reservar uma poupança para suas férias, folgas e quaisquer que sejam os dias que você decida não trabalhar.

Leia também: Como aprender a falar Espanhol

Benefícios para nômade digital:

Quem trabalha como nômade digital não tem os mesmos benefícios de um funcionário de empresa, que incluem: carteira assinada, vale refeição, plano de saúde e odontológico, 13° salário, etc.

Leia também: Dicas para trabalhar em casa

Profissões para quem quer se tornar um nômade digital:

Existem dezenas de profissões atualmente disponíveis no mercado para quem gostaria de trabalhar como nômade digital. O principal requisito de todas elas é saber se organizar, ser autodidata e ter criatividade para exercê-las.

1- Dono de empresa online

Com a pandemia, vimos muitas pessoas arriscando tudo para tentar a vida com negócios digitais.

O legal é que você pode trabalhar com praticamente qualquer nicho do mercado, é só encontrar seu público correto e um nicho que corresponda com seu estilo de vida e valores (quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, mais fácil fica de fazer um bom trabalho e obter sucesso)!

2- Produtor de conteúdo

Vários produtores de conteúdo, seja do Instagram, Tiktok, Youtube ou outras redes sociais, podem ser considerados nômades digitais, principalmente quando se tratam de nichos de viagens.

Eles podem se mudar quando quiserem e isso além de ser uma experiência nova para eles, traz mais oportunidade de conteúdo para seus seguidores e futuros parceiros.

Como fazer um blog? Você pode ser nômade como a gente, tendo um blog!

3- Editor de vídeos

Se você tem habilidade de editar vídeos, trabalhar como editor pode ser seu negócio.

Atualmente não é necessário que o funcionário esteja presente fisicamente na empresa editando os vídeos para que o trabalho seja feito. Além do mais, você terá a possibilidade de trabalhar com o visual que quiser pode contribuir (e muito!) com a sua criatividade. 

4- Gestor de mídias sociais

Trabalhar gerenciando as mídias de outros clientes também é um outro serviço que pode ser feito de qualquer lugar do mundo. Você precisa de conhecimento de Marketing Digital para poder fazer um trabalho de qualidade e estar sempre atualizado das tendências no mundo digital.

Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
PrimeiramenteAntecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Antecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente
Antecipadamente;
Antecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
Acima de tudo;
À primeira vista;
Desde já;

5- Designer nômade digital

Também é possível trabalhar como designer, criando logos, identidades visuais, elaborando novas marcas para clientes e muitos outros serviços. O ramo do design é muito amplo e pode ser muito trabalhado em diversas áreas, mas exige muito estudo teórico e olhar crítico para saber se diferenciar do mercado atual e produzir trabalhos únicos de alto valor!

6- Fotógrafo, nômade digital

Um fotógrafo também pode trabalhar de qualquer lugar do mundo. Existem clientes em todos os lugares e há vários fotógrafos que abrem agendas por todo Brasil, fotografando pessoas em todos os lugares. Além disso, também é possível trabalhar com várias marcas em qualquer lugar.

7- Ilustrador

Um ilustrador pode fazer trabalhos de ilustração para livros infantis, capas de livros, quadros, jogos, desenhos, banners, campanhas publicitárias e muito mais. Você só precisa encontrar sua especialização e seu nicho e com certeza terá muito trabalho para você em qualquer lugar do mundo.

8- Professor online

Principalmente se você for professor de alguma língua estrangeira, é possível dar aulas de qualquer lugar. Atualmente existem professores que dão aulas por Skype, deixam aulas gravadas numa plataforma como a Hotmart ou até mesmo vendem ebooks prontos sobre seus ensinamentos.

9- Assistente pessoal

Se você tem talento em ajudar a organizar a agenda de outras pessoas, marcar horários de reuniões e outras tarefas mecânicas e muitas vezes estressantes para as empresas. Nesse caso você só precisa estar apto a organizar a vida de outras pessoas. Se você for capaz de fazer um bom trabalho, poderá até ter vários contratos no mês.

10- Programador

Um programador pode trabalhar de qualquer lugar, já que seu trabalho demanda exclusivamente do computador. E você pode trabalhar para uma única empresa, desenvolvendo programas, jogos, sites, etc. Ou então pegar vários trabalhos por mês com diferentes clientes.

11- Investidor

Se você pensa em ser investidor, é possível viver em qualquer lugar do mundo. É preciso ter muito conhecimento do ramo de investimentos e entender de finanças. Mas com isso você conseguirá morar em qualquer lugar e viver apenas das suas aplicações tranquilamente!

12- Redator freelancer

Se você tem o dom da escrita, é possível trabalhar escrevendo para blogs, sites de diferentes nichos e muito mais. Quanto mais você escreve, maior é seu salário.

O legal é que se você tiver domínio em outras línguas, você também pode trabalhar para estrangeiros e receber o valor da moeda local. O que ajuda a pagar seu salário se você pretende mudar de país.

Leia também: O que é trabalho remoto? 5 destinos baratos para trabalhar pra vocêarrasar na sua vida de nômade digital!

Dicas para sua viagem:

7 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descontos

Posts recentes