Como fazer um blog? Ainda vale a pena?

como fazer um blog - viajante colorido

Se você tem interesse em fazer um blog, então preste atenção nesse post completo que vai te ensinar tudo sobre o assunto! Esse artigo contém toda informação valiosa que você está buscando sobre blogs: ainda vale a pena fazerum blog em 2021? Como começar um blog? O que fazer para se ter um blog de sucesso? Como conseguir visibilidade para o meu blog? Sobre o que escrever?

São tantas dúvidas que surgem e perguntas que me fazem que eu decidi criar esse post bem completo para que você não tenha mais dúvidas quanto ao poder de um blog, mesmo na era das redes sociais.

Então se prepare, pegue papel e caneta e anote tudo pois esse será um dos conteúdos mais importantes para você, futuro blogueiro!

Vale a pena fazer e ter um blog em 2021?

Muitas pessoas tem dúvidas com relação a isso pois hoje em dia buscamos informações em outros lugares, como instagram, tiktok, etc. Mas a verdade é que a maioria dos influenciadores que você segue tem um blog para validar suas informações.

O blog tem muita importância para quem quer trabalhar com internet, pois recebe mais credibilidade e consegue entregar conteúdos mais densos. A verdade é que em redes sociais como instagram, tiktok, facebook e whatsapp as pessoas buscam por conteúdos mais rasos e dinâmicos. No blog você tem liberdade de aprofundar e abordar os assuntos de forma mais consistente, assim seus seguidores conseguem aprender de verdade os conteúdos com você.

Como começar a fazer um blog?

Primeiramente é preciso escolher em qual plataforma você vai hospedar seu blog. Existem diversas, umas mais intuitivas e outras um pouco mais complexas, mas todas igualmente úteis para o que você busca: escrever e criar conteúdo de valor na internet.

Algumas plataformas que eu recomendo são: Nuvem Hospedagem, Hostgator, Bluehost. Mas existem muitas outras para você utilizar.

Essas plataformas te auxiliam a armazenar e manter seus dados organizados, salvos e seu blog em funcionamento.

Importante lembrar que essas plataformas são pagas e são um passo essencial se você quer levar seu blog a um nível mais profissional. 

Depois você precisa decidir um nome (e esse nome tem que estar disponível para uso!).

Dica: evite nomes com caracteres especiais, como “-”, “_”, etc. Isso dificulta te encontrarem na internet e também atrapalha na hora de lembrarem do seu nome. Seja simples.

como fazer um blog

O que fazer para se ter um blog de sucesso?

Existem algumas técnicas para se conseguir bons resultados com o seu blog. Para que você consiga captar um bom número de visitantes e atrair leitores é importante seguir uma porção de passos, as quais eu vou descrever abaixo:

  • SEO: Search Engine Optimization se trata de um conjunto de técnicas de otimização de texto, onde você utiliza um monte dessas técnicas com o objetivo de aparecer no topo das buscas do seu visitante ou cliente em potencial. E essas técnicas unem uso de palavras chaves, imagens de qualidade, uso estratégico de links e muito mais!
  • Constância: Parece bobeira falar isso, mas é importante manter constância para se ter um bom resultado. Não estou dizendo que você tem que postar todos os dias ou várias vezes na semana, como precisa acontecer nas redes sociais para que as pessoas se mantenham entretidas. Mas se você fizer uma postagem de qualidade por semana é suficiente. Uma ou duas vezes na semana é o suficiente para que você tenha resultados satisfatórios. Até porque, diferentemente das redes sociais, os leitores de blogs buscam por artigos longos e textos com qualidade. 
  • Nicho: É imprescindível se ter um nicho bem definido, para que seus leitores saibam o que esperar e os visitantes queiram buscar mais conteúdos. Se você postar sobre qualquer coisa, é dificil que os leitores fidelizem, já que as pessoas dificilmente vão se interessar por qualquer coisa que você poste. Se você define um nicho, um tema, você faz com que o leitor te procure toda vez que quiser saber sobre o tema. E existem milhares, senão milhões de temas no mundo para escolher! Você pode falar sobre viagens, moda, games, marketing, dar lições sobre línguas estrangeiras, arquitetura, decoração, maternidade e muito mais. Não existem limites para a quantidade de assuntos.

Como conseguir visibilidade? 

Além das técnicas de SEO mencionadas acima, que garantem um alcance orgânico de visitas ao seu site, existem outras formas de se conseguir visibilidade. 

Se você usa Instagram, uma boa forma de atrair novos leitores é informando que você escreveu um novo artigo, convidando seus seguidores para ir lá conhecer e ler. É mais uma forma de atrair público organicamente. 

Mas uma das melhores formas é criando conteúdo para o Pinterest. Há relatos de blogs que aumentaram seus resultados em +100% por conta de chamadas de ação no Pinterest. 

Também é possível fazer tráfego pago, onde você paga uma quantia para que o Google envie anúncios do seu blog ou postagem por um curto período de tempo, com o objetivo de atrair mais visitas. Nesse caso é preciso ter uma estratégia excelente e ter conteúdo de extrema qualidade para garantir que seus seguidores irão ter interesse em continuar lendo o blog.

como fazer um blog

Leia também: como aprender a falar Espanhol

Sobre o que escrever?

Esse tópico é um pouco mais pessoal, pois vai muito de acordo com o que seu público gosta e se identifica. Mas no geral existem sempre alguns assuntos indispensáveis em cada nicho. 

Como por exemplo, em nichos de viagens é sempre importante falar sobre:

  • Como montar uma mala de viagens;
  • Países que precisam de visto;
  • Como fazer seu passaporte;
  • Países que não precisam de visto;
  • Como funciona a imigração dos EUA;
  • Regras de bagagem;
  • Como tirar seu visto;

Além disso, existem novidades para serem compartilhadas com seus leitores, alguns sites te auxiliam a encontrar bons temas. Um dos mais famosos é o Answer The Public, muito simples e intuitivo. Já o Hubspot é um gerador de ideias para blog, que te dão nomes de títulos de blog para você se inspirar. Já o Buzzsumo te mostra quais são os posts mais atuais sobre o tema que você está buscando.

Com essas dicas você já pode começar um blog e escrever sobre o que ama e ter muito sucesso com isso! Boa blogagem e nos vemos nas escritas.

Quer ser um nômade digital?

Dicas para sua viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descontos

Posts recentes