Como aprender a falar espanhol – 9 dicas essenciais!

como aprender a falar espanhol - viajante colorido

Como aprender a falar espanhol? De que maneira podemos aprender essa língua que, ao mesmo tempo em que é tão semelhante com o português, consegue ser tão distante em alguns aspectos cruciais?

Nesse conteúdo, separamos algumas das dicas que consideramos ser essenciais no seu processo de aprendizado da língua espanhol. Portanto, leia conosco e saiba como aprender a falar espanhol. Vamos lá, leia conosco!

É realmente difícil aprender o espanhol?

Aprender um idioma é sempre um desafio. Se você já tem experiência com outros idiomas, será mais fácil, porque você está acostumado a alternar entre esses idiomas. Se você sempre utilizou e conheceu apenas um idioma, será mais difícil para você.

Porém, você não deve ver isso como algo negativo, porque isso torna o desafio mais bonito, certo? O grau de dificuldade, portanto, depende principalmente de sua experiência com outros idiomas além do português.

Leia também: O que é nômade digital?

É útil aprender espanhol?

Isso depende de você. Não planeja viajar para países de língua espanhola? Então, será menos relevante para você esse processo de como aprender a falar espanhol. Você trabalha em um local onde muitos dos clientes falam espanhol? Então pode ser útil agregar essa língua ao seu currículo.

Portanto, depende da sua situação. Em suma, o espanhol é uma língua com ampla distribuição geográfica e, portanto, falada em muitos países. Você quer ir para algum país vizinho aqui da nossa América do Sul ou lá na Europa para a Espanha? Então o espanhol será útil!

Quais são as melhores maneiras de aprender espanhol?

Afinal, como aprender a falar espanhol? Nossos métodos favoritos para aprender um novo idioma, como o espanhol, são os seguintes:

1. Aprenda um novo idioma com um curso de idiomas

Nem todo mundo tem a oportunidade de viajar e um curso de espanhol online pode ser ideal para essas pessoas. Você não receberá ajuda direta com a pronúncia, mas poderá aprender o novo idioma com base em vídeo e áudio. Outra vantagem disso é que você sempre pode “olhar para trás” em todo o conteúdo. Esqueceu-se de algo? É só procurar e rever.

2. Usando um app de idiomas para aprender a falar espanhol

Depende inteiramente de você aprender um novo idioma ou não. Literalmente no caso de um aplicativo móvel. Nesse caso, você pode aprender novas palavras ou frases de uma forma lúdica. A vantagem disso é que cabe no seu bolso, então você pode aprender em qualquer lugar.

Normalmente, é o caso de aplicativos móveis que a primeira parte pode ser seguida gratuitamente e que o aprofundamento às vezes custa dinheiro. Então você tem que ficar atento a isso, mas é uma boa maneira de conhecer o idioma.

3. Assistir a novelas

Assistir a novelas também é uma forma de como aprender a falar espanhol. A rede de televisão SBT é campeã em passar reprises de novelas mexicanas na parte da tarde, mas nesse caso elas já são dubladas.

Você pode acompanhá-las pelo SBT, somente a título de curiosidade sobre o enredo, e procurar a versão original no YouTube. A grande maioria dessas novelas possui playlists extensas na plataforma de vídeos contendo todos os seus capítulos, do início ao fim.

Elas são uma ótima maneira de aprender a acompanhar conversas relativamente simples (e na verdade, muito dramáticas). Lembre-se, utilize sim as legendas, mas prefira as que são em espanhol.

Dessa forma, você irá dificultar um pouco mais seu aprendizado, mas também irá desafiar o seu cérebro a aprender tanto a fala ouvida quanto a lida, relacionando as palavras que estão sendo trocadas durante o episódio.

4. Leia tudoComo aprender a falar Espanhol

Existem escritores espanhóis fantásticos, então se certifique de mergulhar na literatura espanhola, mas também leia revistas e livros de receitas, além de jornais online com notícias do cotidiano do país espanhol ou de outros como Argentina, Uruguai e Chile. Dessa forma, você treina seu cérebro para ler e realmente entender as palavras.

5. Comece indo de um lugar para outro

Quer você vá para a escola ou trabalhe a pé, de bicicleta ou de transporte público, você sempre pode baixar alguns podcasts em espanhol para ouvir em qualquer lugar. Desse modo, meia hora de “tempo livre” de repente se torna extremamente útil, especialmente se você fizer isso todos os dias.

Como aprender a falar espanhol? Escute os podcasts que estão em alta na Espanha ou Argentina, pode ser ao seu gosto, desde noticiários até podcasts de comédia.

6. Traduza tudo e mais um poucoComo aprender a falar Espanhol

Se você ver palavras escritas em algum lugar ou ouvir pessoas falando, traduza-as mentalmente para o espanhol. Desta forma, você pratica seu vocabulário existente e descobre quais conceitos você ainda precisa aprender. Você pode até escrever suas postagens no Facebook, Twitter e Instagram em dois idiomas.

7. Encontre um amor que fale espanhol

Sim, estamos falando sério. Se seu namorado ou namorada fala o idioma que você deseja aprender, ele ou ela pode ajudá-lo a aprender espanhol mais rápido. Você também pode encontrar um amigo que fala espanhol. Tem os mesmos benefícios, mas como a cultura espanhola é cheia de paixão, o romance vai levá-lo ainda mais longe.

8. Viaje para um país de língua espanhola (e pratique lá)

A prática realmente leva à perfeição, e quando o assunto é o aprendizado de uma língua estrangeira, isso se torna ainda mais real. E você realmente não precisa ser tímido. Sem dúvida, você cometerá erros, mas você também errou quando aprendeu português quando era criança.

Falar com motoristas de táxi, garçons e outros falantes de espanhol todos os dias é um exercício muito bom. Viajar não é uma opção para você agora? Então encontre um amigo que fale a língua como a sua nativa e marque reuniões de Skype, ou até mesmo via chamada de vídeo ou áudio pelo WhatsApp.

9. Continue sem parar

Independentemente de como você queira aprender a falar espanhol, faça um plano e o cumpra. Se você tem que estudar pelo menos uma hora por dia, faça isso! É como se exercitar: você não pode esperar para ver diferença depois de três horas de prática.

A propósito, você fará mais progresso se começar regularmente do que se tentar fazer tudo de uma vez. E não se esqueça: tudo ajuda. Siga nossas dicas sobre como aprender a falar espanhol e temos certeza que obterá ótimos resultados. Até a próxima!

Como aprender um idioma sozinho?

Dicas para sua viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descontos

Posts recentes