América do Sul Brasil

Vale Europeu: Conheça seis motivos para visitar Blumenau




O vale europeu, carrega a herança cultural de colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses espalhadas por 19 cidades.

Uma delas é Blumenau, a maior cidade da região que conta com um população de cerca de 350 mil habitantes. Famosa por sediar a segunda maior oktoberfest do mundo, a maioria dos turistas ainda não conhece tudo que o a cidade tem para oferecer e continuam esmagando o roteiro em um corrido bate e volta.

No post de hoje, vamos te dar 6 motivos para você conhecer Blumenau e as cidades ao redor. Acompanhe.

1. Blumenau é a capital nacional da cerveja

Em 2017, Blumenau ganhou oficialmente o título de capital nacional da cerveja. Também não é para menos, é por lá que fica a primeira faculdade de cerveja e malte da América Latina.

A mais famosa é a eisenbanh, no entanto, a marca foi vendida para Brasil Kirin e não é mais considerada como artesanal.

Na humilde opinião desta redatora, a melhor cervejaria da região é a cerveja blumenau . Lançada em agosto de 2015 já coleciona diversos prêmios, não deixe de provar a Frida, uma red ale e a capivara para quem é fã de IPA.

Tem ainda a container , cujo bar remete a um pub inglês, schornstein que fica no centro de Pomerode, das bier com um visual incrível, localizada em Gaspar e a bierland ainda em Blumenau.

2. O centro histórico pode ser conhecido todo a pé

Em Blumenau vale muito a pena se hospedar em algum local no centro da cidade, uma vez que o centro histórico não é muito grande e você pode conhecer tudo andando sem se preocupar com táxi, estacionamento e trânsito.

Em uma manhã, você conhece os principais pontos turísticos da cidade e tem acesso a belas paisagens como a vista para beira rio e da ponte para o castelinho da havan.

3. É um destino seguro

Blumenau ainda é relativamente segura perto de outros destinos. As pessoas ainda andam tranquilas, não tem tanta muvuca e nem grandes lotações.

É uma ótimo destino para você fazer tranquilo, sem ficar se estressando.

4. Aproveite as belezas naturais

Blumenau não tem praia e, talvez por isso, não receba tantos turistas durante o verão quanto as cidades vizinhas praianas.

Porém, os turistas não sabem que estão perdendo ótimas opções de rios e cachoeiras. Em Blumenau, afastado cerca de 15km do centro, temos a Nova Rússia. Um ótimo local para passar o dia, almoçar, beber uma cerveja, se bronzear e se refrescar nas águas geladas dos rios.

Em Indaial, cidade vizinha, tem a região do Encano, um pouco menos badalada mas igualmente bonito e revigorante.

E é importante dizer que o verão de Blumenau é bastante quente, portanto, um banho de rio sempre vem bem a calhar.

valeu-europeu-viajante-colorido valeu-europeu-viajante-colorido

5. Conheça os bares e restaurantes

Blumenau tem ótimas opções de bares e restaurantes. Se você ficar uma semana por lá, terá opções diferentes para todos os dias.

Uma coisa boa é que as opções vegetarianas e veganas também tem crescido, desse jeito, todo mundo fica feliz.

6. Aproveite para visitar outras cidades do vale europeu

Como dissemos lá em cima, Blumenau fica no vale europeu, uma região com diversas cidades de colonização européia. A maioria delas pode ser visitada em metade de um dia em um bate e volta. Para Pomerode ou Timbó, por exemplo, você pode ir facilmente de ônibus, mas se estiver de carro, em 30 minutos você já estará por lá.

Caso tenha separado mais tempo, pode conhecer cada cidade com calma aproveitando das atrações naturais que tem pela região, bebendo as cervejas e comendo bem.

Como você pôde ver, o que não falta são motivos para conhecer Blumenau em um roteiro completo. Se tiverem qualquer dúvida, deixem um comentário para gente que teremos o maior prazer em responder.

 

Sobre o autor

Danielle Menezes

Uma maranhense arretada, que passou boa parte da vida em Santo André-SP e agora mora em Blumenau. Largou os terninhos pretos e sem graça da vida de advogada para gerenciar de chinelo e descabelada o Brazukas Hostel.

13 Comments

Click here to post a comment

  • Que legal esse post, confesso que nunca tinha pensado muito sobre visitar Blumenau… mas só o motivo número 1 já me convence! HAHAHAHAHA e também de não ser muito muvucado, ultimamente venho fugindo de lugares mega lotados!

  • Primeiro deixa eu comentar que eu me identifiquei demais com o gerenciar um hostel descabelada, rs… no meu caso é de pantufa, porque o meu fica no sul do Chile =P

    E posso falar horas de Blumenau e essa região… Morei em Joinville e amava fazer esses passeios de fim de semana… e NADA como a batata recheada em Blumenau =O

    • Nossa, que legal!!! Conta pra gente desse hostel menina! Vamos fazer parceria, escrever dele aqui no VC? Um beijo, faz contato com a gente ta bom?

    • Muito, muito amor quando eu encontro alguém que partilha do mesmo sentimento que eu. Conta pra gente onde é pq eu já fiquei com vontade de conhecer. Do Chile, só conheço Santiago.

    • Oi Léo, quanto mais tempo melhor, é uma cidade que tem bastante coisa pra se conhecer e garimpar, mas acho que pelo menos uns 3 dias Depende do que você gosta de fazer, tem que calcular tudo certinho. Qualquer coisa manda um email que a gente ajuda, tá bom?

    • Leo, eu acho que três dias dá pra fazer um roteiro bacana.
      No primeiro, tu conheces a cidade. No segundo vai para os lugares mais distantes como Vila Itoupava ou até mesmo a vizinha Pomerode e no terceiro tu curte os recantos naturais. Mas qualquer dúvida, faz como o Robba disse e manda email para gente.

  • Adorei o post e as dicas! Já quero conhecer Blumenau, a cidade parece ser maravilhosa.

  • Me convenceu! Eu só estive uma vez no sul e não deu pra ir a Blumenau. Mas, com certeza, de uma próxima vez, vai por topo da lista! Levando na mala suas dicas, claro!

  • blumenau tem cada cantinho especial! o unico problema eh visitar no fim de ano, eh muuuito quente aheuahe em outubro e fev tb sao meses complicados pois chove bastante!