Bagagem de avião – Dicas de ouro para entender!

bagagem avião - viajante colorido

Tem dúvidas sobre bagagem de avião? Vamos te mostrar que o assunto é mais fácil do que parecer, para na próxima viagem que você tiver, comprar sua passagem aérea sem nenhuma dúvida!

Muita gente pensa ser somente um detalhe, mas elas são parte importante de um planejamento de viagem, pois sem ela não consegue ir para lugar nenhum. Impossível você viajar sem levar sequer uma minúscula bagagem no avião.

Ainda mais atualmente, onde todas as companhias possuem regras para você levar a sua, alegando baratear o custo para viajar de avião.

Quer conhecer tudo que temos pra te ensinar? Vamos lá.

Bagagem de avião

Você já deve ter ouvido os termos: “bagagem” de mão e “bagagem despachada”. Sim, elas que fazem parte da nossa vida toda vez que compramos uma passagem aérea.

Bagagem de mão

É a mala, bolsa, mochila que vai com você no avião. Hoje, por exemplo, nos voos no Brasil as companhias aéreas permitem que você leve uma mala pequena te acompanhando durante a sua viagem na cabine.

Geralmente essa bagagem deve pesar de 8 kg a 10 kg, dependendo da companhia aérea, cada uma estipula um peso.

Algumas companhias europeias permitem somente que você leve uma pequena mochila e te cobram por essa bagagem pequena, mesmo que você a leve na cabine. Como dissemos cada uma tem a sua regra.

Vale sempre a pena você conferir bem na hora em que está comprando a sua passagem para não ter dores de cabeça depois.

O que devo levar na bagagem de mão, no avião?

Na bagagem de mão, que vai com você no avião, em contrapartida, você deve levar, seus itens de valor, dinheiro, seus documentos e objetos pessoais, como eletrônicos, tablets, câmeras, notebooks, etc.

Na bagagem de mão existem algumas restrições, se você quiser uma lista completa do que pode ser levado no avião, leia com atenção antes de fazer sua mala.

Dica de ouro: nunca se esqueça de levar na mala de mão uma troca de roupa, caso aconteça algum acidente com a sua mala despachada!

bagagem avião
Essa poderia ser uma bagagem de mão, levada no avião, como exemplo

A regra de bagagem de avião é a mesma para voos internacionais?

Não. Para voos internacionais, ainda são um pouco mais rígidas as regras para bagagens.

Vamos citar algumas delas, mas mesmo assim, ainda pedimos que você se atente ao comprar a sua passagem para ver se mudou alguma regra, tudo bem?

As regras são para líquidos de todos os tipos, gel, pastas, cremes, aerossol tudo desse tipo.

Pode ser levados da seguinte forma:

1- Em embalagens de 100 ml e colocados em um saquinho transparente, tipo zip, sendo geralmente fornecido nos aeroportos.

2 – O máximo que você pode levar são 10 frascos.

3 – A embalagem precisa ter capacidade de até 100 ml. Uma vez tive que jogar um perfume caríssimo, que estava pela metade, pois, a embalagem tinha capacidade de 125 ml.

Bagagem despachada no avião

É a sua bagagem com mais peso, geralmente maior que a sua bagagem de mão, e ela se chama despachada, pois, ao chegar no aeroporto, você precisa entregá-la no balcão da companhia aérea para ser despachada até o porão da aeronave. Eis o motivo do nome.

A bagagem despachada pode ser de até 23 kg e cada companhia também estipula as medidas que essa mala deve ter. Como sempre, leia com mutia atenção às regras de cada companhia na hora de comprar a sua passagem, nunca é demais ressaltarmos isso.

Ao despachar essa bagagem, você recebe um comprovante de que ela está em possa da companhia aérea e você deve guardá-lo para se haver necessidade, provar que essa mala é sua, chegando ao seu destino. Ou mesmo se ela for extraviada.

Tem algo que eu possa fazer pela minha bagagem despachada?

Sim. É sempre bom que você coloque uma identificação na sua bagagem, com seu nome, telefone ou até mesmo o seu e-mail, caso ela se perca no aeroporto.

Sempre indicamos também você colocar um acessório nessa bagagem, pois ao retirar na esteira do aeroporto, muitas bagagens são parecidas e estão no mesmo avião. Coloque um adesivo, ou até mesmo um lenço, ou um cadeado colorido.

Além de que, você pode dar a sua identidade para a sua mala, ela pode ficar mais divertida e com a sua personalidade.

Acima de tudo, você ainda vai garantir que logo que ela aparecer na esteira você já vai conseguir identificar.

bagagem aviãoContudo;
Do mesmo modo;
Em outras palavras;
Juntamente com;
Nesse sentido;
Ou seja;
Porém;
Por exemplo;
Todavia.

E se minha bagagem for extraviada?

Calma. Isso é uma coisa que acontece sim, mas algumas outras coisas podem ser feitas para evitar preocupações.

Você pode fazer um seguro viagem, com cobertura para malas extraviadas. Mesmo com o seguro, a companhia aérea é responsável somente pelas malas despachadas.

Você precisa guardar em segurança o comprovante, a etiqueta que comprova que sua bagagem foi despachada para o avião, por esse motivo. Isso vale para os voos nacionais, tanto quanto para os internacionais.

Igualmente para o seguro viagem, que pode ser feito para viagens nacionais tanto quanto para as internacionais.

A minha mala foi extraviada ou danificada!

Como dissemos aqui em cima, mantenha a calma!

A companhia aérea é responsável pela sua bagagem que estava no avião e caso ela seja extraviada ou danificada, você deve imediatamente, ainda no aeroporto, buscar pelo setor responsável da companhia para fazer a sua reclamação.

Simultaneamente verifique também se a sua bagagem não está atrasada na esteira de bagagem que sai do avião.

Apesar disso nem sempre acontecer é sim uma possibilidade.

Veja nossos outros posts sobre bagagem

Como comprar franquia de bagagem da LATAM?

Franquia de bagagem Gol

Bagagem extraviada, o que fazer?

Viagem com animais, quais são as regras?

Dicas para sua viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descontos